sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

SERVIÇOS E AÇÕES

REPRESENTAÇÃO SINDICAL - Em todos os momentos o sindicato representa o seu associado, especialmente quando envolve o profissional jornalista. A entidade está, permanentemente, atenta à defesa da liberdade de imprensa, ao direito de acesso às fontes, e ao zelo pela conduta ética. Também representa o associado em causas coletivas como cobrança de FGTS, perdas salariais, etc.

PISO SALARIAL - É nas campanhas salariais que o sindicato tem conquistado um piso único no Paraná e melhores condições de trabalho. Paralelamente ao piso, a entidade mantém atualizada nos mesmos percentuais a Tabela de Frila, que serve como base de cálculo para serviços de qualquer natureza na área.

FISCALIZAÇÃO - O Sindijor está reorganizando suas formas de fiscalizar o mercado pós-queda do diploma. A formação superior deixou de ser obrigatória, mas continua a luta contra o descumprimento da legislação trabalhista e da Convenção Coletiva de Trabalho. Muitas empresas insistem em remunerar os jornalistas com salários abaixo dos pisos da categoria, exigindo carga de trabalho superior às cinco horas diárias, não recolhendo FGTS, entre tantas outras irregularidades que infelizmente ainda são rotina entre os trabalhadores da imprensa.

TIRANDO DE LETRA - O Sindicato apoia o projeto de incentivo à leitura que a Associação Guatá - Cultura em Movimento promove junto às camadas populares da cidade.

ASSESSORIA JURÍDICA - Consultoria gratuita e exclusiva aos sindicalizados. Em Foz do Iguaçu, o advogado Vilmar Cavalcante está à disposição da categoria, às sextas-feiras, com hora marcada, das 14h às 18 horas. Agendamento: (45) 3028-5304. Em Curitiba, o advogado Sidnei Machado atende pelo telefone (41) 3223-6906 ou pelo e-mail adv@bsi.com.br. A assessoria também presta serviço com 15% do obtido em processo para associados em dia e 20% para os que estão em débito.

LIVROS - O sindicato dispõe dos principais clássicos da literatura de formação dos jornalistas, assim como de obras recentemente lançadas. Para pesquisa, também estão à disposição as revistas Imprensa, Caros Amigos, Carta Capital, Le Monde Diplomatique, além do jornal Brasil de Fato e os diários locais. A lista se encontra no blog da subseção local.

BANCO DE CURRÍCULOS - Você pode colocar seu nome no cadastro, que ficará aberto pela internet a todos os interessados. Há uma ficha-padrão na página eletrônica ou na secretaria do sindicato.

NÚCLEO DE ASSESSORES - Grupo reune-se para discutir questões importantes ao exercício dessa função. Palestras, debates e confraternizações periódicas estão sendo programados para este ano

Um comentário:

  1. olá gostaria de destacar que nesta semana o mec chega a cidade para fiscalizar o curso de comunicaçao social, fiquei sabendo que uma tv na cidade aonde nao jornalistas registrados que orientam academicos, e ainda o numero de academicos eh superior ao permitido por orientador, além disso querem camuflar as horas extas dos academicos e o baixo salario,e muitas vezes eles vao trabalhar com equipamentos estragados, veridique sindjor

    ResponderExcluir