segunda-feira, 21 de março de 2011

Jornalistas de Foz do Iguaçu sob ameaça de represálias

O Sindijor repudia as tentativas de intimidação articuladas contra os jornalistas Ali Farhat e Yassine Hijazi, editores do site bilíngue árabe-português A Fronteira/Al Hudud, de Foz do Iguaçu. Após a publicação de uma matéria no site sobre a qualidade das escolas árabes na região da Tríplice Fronteira, um grupo de empresários – entre os quais alguns que teriam interesse nestas escolas – teria se reunido numa chácara da região, na qual um dos presentes sugeriu que se fizessem represálias aos profissionais.
 
Este empresário teria cogitado "mandar uma horda de bandidos para 'educar'" Farhat e Hijazi, numa sugestão de ameaça física aos jornalistas, seja no Brasil ou no Paraguai, onde ambos também são comerciantes. A ameaça foi ouvida por um conhecido de Farhat presente ao encontro, que relatou o caso ao jornalista. Farhat disse ao Sindijor que procuraria a Polícia Federal para denunciar o suposto plano de represália. A situação descrita é inconcebível: ameaça a profissionais da imprensa como retaliação ao seu trabalho, como se não houvesse espaço na sociedade democrática para o adequado confronto de ideias e informações.
 
O Sindijor, atento ao fato, repudia a articulação de represália aos profissionais e presta solidariedade aos jornalistas Farhat e Hijazi.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário