quinta-feira, 15 de abril de 2010

Sindijor defende de liberdade de expressão

A Subseção de Foz do Iguaçu do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná repudia a absurda tentativa de cerceamento da liberdade de expressão registrada antes e após o lançamento do documentário As muitas faces da cidade, produzido pelo historiador Danilo Georges e pelo militante do movimento hip hop Eliseu Pirocelli.

A reação identificada em setores da imprensa da cidade e numa filmagem, realizada por pessoas estranhas à organização do evento e sem vínculo com os veículos de imprensa locais, deve ser investigada para que prevaleça sempre uma comunicação democrática e que seja assegurada a liberdade de reunião e de organização das pessoas.

O Sindicato dos Jornalistas irá tomar todas as medidas necessárias para garantir a liberdade de expressão e a continuidade e o aprofundamento da discussão sobre realidade social de Foz do Iguaçu, conforme regem os princípios estatutários da entidade.

A reação desproporcional manifestada na imprensa convencional em relação a um fragmento da opinião da atriz Arinha Rocha, da Casa do Teatro, causa preocupação. Isso porque reconhecemos na Casa do Teatro a luta em favor da universalização do acesso aos bens fundamentais do ser humano.

O Sindijor não aceita qualquer forma de intimidação dos movimentos sociais, entidade e indivíduo. É preciso sempre defender a pluralidade de opinião, da independência, da liberdade e do direito à manifestação democrática.

Subseção de Foz e Região do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário