quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dia de mobilização do preto e roxo é sucesso entre os jornalistas do Paraná

Completo sucesso a mobilização promovida pelo Sindijor entre os jornalistas nesta quinta-feira para protestar contra os 14 anos sem aumento real e para reivindicar aumento superior à inflação na Convenção Coletiva de Trabalho 2010/2011, sem que isto implique perdas de direitos para a categoria. A convocação do sindicato para o uso de roupa preta ou roxa (as cores de luto e luta do Mobilizan) teve ampla aceitação dos profissionais. Em Foz do Iguaçu, jornalistas mobilizados pela Subseção local, posaram para fotos com a roupa de protesto.
 
Na redação da Gazeta do Povo, os jornalistas preferiram o preto ao roxo para aderir à campanha de reivindicação proposta pelo Sindijor. Quem não veio de preto ou de roxo, preferiu se enfeitar com a fitinha roxa distribuída pelos diretores do sindicato nos dois últimos dias. As fitas também foram usadas pela equipe da BandNews, que aderiu às manifestações por aumento real atando-as aos braços. A adesão foi ampla ainda na CBN Curitiba, na Rede Massa, no Jornal do Estado, na Editora O Estado do Paraná, na RPCTV e na assessoria de imprensa da Sanepar. Para complementar a mobilização e dar um recado claro aos patrões, um carro de som contratado pelo Sindijor percorreu algumas das maiores redações de Curitiba tocando os spots de campanha (ouça-os: 1, 2, 3 e 4).
 
Merecem registro as fotos enviadas pelos colegas Robertson Luz, de Curitiba, e Paula Fernandes, de Campo Mourão. A categoria está realmente de parabéns pela mobilização. No entanto, os esforços dos jornalistas na luta por melhores salários e condições de trabalho devem ser constantes. Devemos estar atentos para a reunião com os representantes patronais, marcada para o dia 17, da qual esperamos que venha uma contraproposta minimamente consistente com nossas reivindicações e que não haja tentativa de "troca" de direitos. Já mostramos os efeitos da mobilização ao lutar contra a redução do piso e não podemos admitir que nos retirem conquistas históricas como o anuênio.
 
A mobilização virtual continua no Twitter com a hashtag #grevedosjornalistas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário