sexta-feira, 13 de maio de 2011

Não deixe o excesso de trabalho prejudicar sua saúde

Quem nunca teve um problema de saúde, mesmo que simples, ficando impedido de trabalhar ou exercendo sua função com algum sintoma? Talvez os mais novos, porém entre os profissionais experientes a possibilidade de terem sido acometidos por alguma doença é muito maior.

Seja algum mal decorrente do dia a dia, preexistente, ou uma simples dor de cabeça, isso já é o bastante para atrapalhar a jornada. Mas um dos fatores que contribuem no desgaste físico e mental, ocasionado problemas em médio e longo prazo, certamente é o excesso de trabalho.

No jornalismo é comum a manutenção de dois ou mais empregos e de frilas, para melhorar ou sustentar um padrão de vida digno. Todos os profissionais têm compromissos financeiros, que fazem o salário acabar antes do mês; daí se explica a necessidade de correr atrás de dinheiro.

Ao mesmo tempo em que a renda cresce, aumentam as atividades e as responsabilidades, gerando acúmulo de estresse físico e mental. Desse ritmo intenso podem resultar doenças, sejam as diretamente relacionadas ao trabalho, ou quaisquer outras. A partir disso a rotina laboral fica prejudicada, restando aos jornalistas buscarem tratamento.

A solução pode ocorrer com procedimentos simples, como melhorar a alimentação e praticar exercícios físicos, ou com o uso de medicamentos e a realização de cirurgias. Mas, bem pior, pode não haver como reverter o problema, obrigando ao afastamento definitivo da profissão.

É muito comum o ser humano só valorizar a saúde quando é afetado por algum sintoma — e o ideal, todo mundo sabe, é tentar evitar doenças. A prevenção sempre é melhor que o tratamento. Então o correto é pensar no amanhã, pois o corpo e a mente cobrarão os excessos atuais.

Qualidade de vida é o segredo para o bem-estar, e ela é obtida, por exemplo, com alimentação correta; prática de atividades físicas e mentais moderadas; número suficiente de horas dormidas; tratamento de vícios, como bebida e fumo; ambiente de trabalho saudável; e até convivendo com pessoas agradáveis.

É isso, colega, vale a pena analisar seu estilo de vida hoje, para mais tarde não sentir os efeitos de práticas abusivas, típicas da sociedade competitiva moderna. Trabalhe, estude, divirta-se, mas não seja um workaholic!

(Sindijor Foz e Região)

Nenhum comentário:

Postar um comentário