quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Balanço do Sindijor PR no XVIII ENJAC 2011

Entre os dias 13 a 15 de outubro o XVIII Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ENJAC) em Natal (RN) reuniu em torno de 400 jornalistas do Brasil. Este ano o tema "A Liberdade de Expressão e o Jornalismo em Assessoria de Imprensa" foi apresentado na palestra de abertura pela jornalista Beth Costa, Secretária Executiva da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e pelo presidente da FENAJ, Celso Schroeder.  Na pauta as funções do assessor de imprensa, as necessidades do mercado e das universidades na adaptação que o mercado exige.

 

Planejamento em Assessoria de Imprensa, Redes Sociais como Ferramentas de Comunicação, Comunicação Corporativa na web 2.0, Assessoria como Atividade Jornalística, foram os principais temas de palestras e oficinas.

 

Nas próximas edições do Encontro, retornará o nome ENJAI - Encontro Nacional de Jornalistas Assessores de Imprensa. Isto devido ao fato de um jornalista poder exercer a função de assessor de comunicação como outros comunicadores, porém Assessoria de Imprensa somente poderá ser exercida por um jornalista.

 

Houve um distanciamento entre o que foi apresentado pelas palestras e as teses aprovadas, segundo muitos dos participantes. Enquanto os palestrantes, profissionais e/ou professores respeitados no mercado nacional, trouxeram aspectos de mercado, de novas competências; as teses mantiveram a visão restrita ao assessor de imprensa, sem grandes saltos para as realidades e oportunidades de mercado.

 

Sulamita Mendes, jornalista que representou o Paraná no ENJAC, deverá organizar encontro no Sindicato dos Jornalistas Profissionais (Sindijor PR), através do Núcleo de Assessoria de Imprensa nos próximos dias para repassar os temas discutidos.

 

(Sindijor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário