quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Estudantes da Unila dizem não ao fechamento dos cursos noturnos

A Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, subseção de Foz do Iguaçu e Região é solidário aos estudantes e contrário ao fechamento de cursos noturnos na Unila (Universidade Federal da Integração Latino-americana).  A entidade acredita que integração da universidade passa pela inclusão e não pela exclusão, conforme informa o estudante Mauricio Ferreira, estudante de Ciências Política e Sociologia.
 
****
A desigualdade é "Integral", por Mauricio Ferreira 
No dia 31, segunda-feira passada, em reunião acerca das tão reivindicadas grades curriculares, a pró-reitora de graduação enquanto apresentava as grades "soltou" as intenções da universidade de extinguir os cursos noturnos da UNILA. Diante disso, o "clima cambiou", palavras de indignação daqui e dali foram proferidas, mas como a reunião pautava-se às grades, a questão "cursos noturnos" fora deixado de lado. Os estudantes frente a isso se reuniram unilateralmente para discutir o caso no domingo, dia 06 passado.
 
Nessa reunião ficaram estabelecidas comissões que passariam em salas de aula com abaixo-assinado e emitindo a opinião de quem seria contra ou a favor dos cursos noturnos, e outra comissão que ficaria responsável pela atuação externa da Universidade. Com esta, já no dia seguinte tivemos o apoio dos núcleos iguaçuenses da APP Sindicato - que organiza os professores e funcionários das escolas estaduais - e do Sindicato dos Jornalistas do Paraná.
 
Diante da égide da universidade ficam algumas retóricas, qual é o objetivo da formação de um intelectual? Para que serviria ele senão para contribuir com a supressão da desigualdade presente em nosso mundo? Esse tipo de postura da universidade nos parece um "lavar de mãos", se fazendo omitir da realidade social latino-americana e do fato de que suprimindo os cursos noturnos, consequentemente suprime-se ainda mais o direito da parcela trabalhadora da população em ter acesso à educação pública e gratuita.
 
Afinal, a UNILA é ou não é uma universidade diferente, como ela "enche a boca para dizer"? Porque instituições que promovem ciclos elitistas de educação são o que mais se tem nesse país.
 
Foz do Iguaçu, 08 de novembro de 2011.
 
Mauricio Rodrigo Ferreira, estudante do curso de Ciência Política e Sociologia pela UNILA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário