sexta-feira, 18 de janeiro de 2013


REAJUSTE DEVE SER PAGO COM SALÁRIO DE JANEIRO E RETROATIVO EM JANEIRO E FEVEREIRO 
As empresas de comunicação devem pagar, já nos salários de janeiro, o reajuste de 6,08%, conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho acertada nas negociações entre as partes. Também ficou acertado que elas pagarão o retroativo a partir de outubro/2012 em no máximo duas parcelas, sendo metade como salário de janeiro e metade com o salário de fevereiro.
É essa a orientação que vem sendo repassada às empresas pelos dois sindicatos patronais (de rádio e TV e de jornais e revistas) e também pelo nosso sindicato. Os sindicatos patronais se comprometeram a aplicar o reajuste imediatamente, apesar da presidente do Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas (Sindejor), Ana Amélia Filizola, estar viajando e só irá assinar o documento após o seu retorno, previsto para dia 23 de janeiro.
O Sindijor também já enviou ofício - por correio e email- a todas as empresas do estado comunicando sobre o reajuste e o pagamento do retroativo. Ou seja, elas não têm justificativas para dizer que desconheciam o que foi acordado. Cada um, agora, deve agir como fiscal e informar ao sindicato caso a empresa não implemente o reajuste ou não pague o retroativo.
RETROATIVOÉ importante salientar que o retroativo devido refere-se às diferenças salariais dos meses de outubro, novembro e dezembro/2012, 13º salário e eventualmente nas diferenças de férias e terço de férias, para quem teve férias neste período.
O reajuste negociado é de 6,08%. Para quem recebe o piso, a correção deve representar um adicional de R$ 141,27 por mês. Considerando os meses de outubro, novembro, dezembro e 13º, o valor a ser pago é de R$ 565,11, mais as diferenças de férias, se for o caso.
[fonte: Sindijor-PR]

Nenhum comentário:

Postar um comentário