sábado, 23 de janeiro de 2021

Nota de pesar pelo falecimento de Plácido José de Oliveira


Intenso, reflexivo e com um coração grande. Essas são as características reconhecidas por todos para lembrar o jornalista Plácido José de Oliveira. Mas é preciso enaltecer outra virtude do profissional que faleceu aos 60 anos neste sábado, 23, em Foz do Iguaçu, vítima de complicações da covid-19.

Sempre envolvido em debates e no chamado bom embate por onde passava, Plácido foi um defensor da livre expressão, sendo veemente contra qualquer tipo de censura. Sua postura diante das tentativas de cerceamento era sempre a mesma. 

Dizia ele no dia a dia da profissão ou em encontros sociais: “Posso ser contra a sua opinião, mas defendo o seu direito de dizer o que pensa”. Mais do que uma citação famosa, essa era a sua prática diária. Algo de extremo valor em tempos de polarização política e diminuição de liberdades.

Nascido em Guaraci, no Norte do Paraná, em 18 de fevereiro de 1960, Plácido José de Oliveira se formou em Jornalismo em 1983 pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Trabalhou nos principais veículos de comunicação do estado ao longo das últimas quatro décadas.

Também teve grande contribuição na promoção do turismo do Paraná, em especial em Curitiba e Foz do Iguaçu, tanto como promotor de eventos (feiras, festivais, salões etc.) quanto como consultor do Sebrae-PR e diretor-executivo do Sindhotéis.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Subseção Foz do Iguaçu e Região) lamenta profundamente o falecimento de Plácido Oliveira. Deixamos nossas condolências ao seu companheiro, filhas, familiares, amigos e colegas de imprensa.

Foz do Iguaçu, 23 de janeiro de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário