terça-feira, 27 de abril de 2010

Jornalista lança livro sobre Educomunicação, em Foz

O jornalista formado pela UDC, Diego Canever, estará lançando no dia 07 de maio o livro "Educomunicação – Um binômio perfeito", através da editora Dices de Cascavel. A cerimônia de lançamento com noite de autógrafos será a partir das 21h no anfiteatro da faculdade e é destinado para alunos e professores tanto de cursos de comunicação quanto para cursos de licenciatura. 

Diego Canever iniciou suas pesquisas em Educomunicação ainda na faculdade de jornalismo, onde implantou um projeto de Rádio-Escola como Trabalho de Conclusão de Curso em colégios estaduais de São Miguel do Iguaçu, sob orientação da professora mestre Sônia Mendonça. Este projeto fez com que o jornalista se aprofundasse nos estudos sobre as práticas educomunicativas, através de leituras segmentadas especificamente em livros da autora Ângela Schaun e publicações do professor doutor Ismar Soares. "Educomunicação é um campo de convergência entre a comunicação e a educação e busca a ressignificação de espaços comunicativos, a fim de gerar as multivocalidades do discurso", comenta o jornalista e escritor.

"Este binômio formado por estas duas áreas estuda a comunicação como fator estruturador das relações sociais através da interação humana. Esta interação dentro da abordagem educomunicativa com culturas diferenciadas cria um novo campo ideológico para a construção de novas práticas discursivas, ou seja, diferentes discursos dentro de diferentes culturas gera a formação polifônica para a ressignificação de um discurso hegemônico, que legitima a demanda do poder comunicacional, cria realidades e forma agentes ativos na congruência humana através do exercício da identidade", ressalta o escritor.

O livro traça a educomunicação como uma metodologia de ensino e, segundo o jornalista, é uma proposta para professores que almejam uma educação com excelência a partir da democratização do espaço educacional e da utilização e consumo dos veículos de comunicação de massa. A preocupação do escritor foi na busca por uma linguagem simples e universal, uma estética diferenciada na diagramação que proporciona o prazer pela leitura, além de uma abordagem rápida e simples sobre o assunto, onde o leitor pode entender sobre educomunicação através da leitura de poucas páginas.

"Gostaria de convidar a todos para participarem do lançamento deste e compreenderem através do livro os fatores que fazem a educação e a comunicação formarem um binômio perfeito", convida o escritor.

Atualmente, Diego Canever está cursando Letras- Português e Inglês na UDC e estará no mês de junho ministrando palestra e oficina de educomunicação no primeiro encontro entre comunicação e educação, em Londrina, pela Faculdade Pitágoras. 

(Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário