sexta-feira, 21 de maio de 2010

Diego Canever lança livro Educomunicação: um binômio perfeito

O jornalista Diego Canever lançou em maio o livro Educomunicação: um binômio perfeito. A publicação faz um passeio interessante entre jornalismo e educação. O livro apresenta de modo didático possibilidades de trabalhar textos jornalísticos em ambientes escolares. O trabalho é fruto da inquietação e memória do profissional ao longo da vida escolar e acadêmica.

“Este livro nasce por dois motivos: pelos bons professores, que me ensinaram algo, e pelos maus professores, que me mostraram o que não deve ser feito.” De forma direta e pontual, Canever critica a educação convencional e propõe novas leituras e experiências. Para ele, uma opção de tornar a aula mais próxima da história individual dos alunos é “promover a releitura do mundo midiático a partir do conceito da educomunicação”.

Conforme Canever, a linguagem e os temas trabalhados nos veículos de comunicação podem ser bem aproveitados. Os assuntos, segundo ele, são discutidos pela sociedade, diferentemente de algumas aulas que não fazem relação com vivências. Ao final do livro, o autor termina com os seguintes questionamentos:

Os métodos de meus professores foram eficazes? Com qual veículo de comunicação o professor trabalhou em sala de aula ao abordar um determinado conteúdo? Ele aproximou a minha realidade pessoal com a realidade dos assuntos que eu tinha que aprender na escola?
O livro está à disposição no acervo da subseção para leitura e pesquisa, entre outras obras clássicas do jornalismo, lançamentos e periódicos da cidade.

O texto foi publicado originalmente no Jornal Prensa. Clique aqui para ler a publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário