sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Candidatos formalizam neste sábado adesão à "Plataforma do Direito à Comunicação"

Militantes em defesa da democracia na comunicação querem compromisso dos ocupantes de cargos públicos
 
Entidades que defendem a democratização da mídia receberão neste sábado (11/09) em Curitiba a adesão de candidatos nas eleições de 3 de outubro à sua "Plataforma do Direito à Comunicação", com a qual os postulantes aos cargos no Executivo e Legislativo se comprometem a lutar pelas diretrizes aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada em dezembro passado em Brasília. A formalização do apoio à plataforma ocorrerá às 16h, no final da Plenária Estadual da Comissão Paranaense Pró-Conferência Nacional de Comunicação (CPC), que acontece desde a manhã deste sábado (9h), na sede do Sintracon Curitiba (Rua Mateus Leme, 324), no Centro Cívico.
 
A intenção das entidades é que, após a conquista da primeira Conferência Nacional de Comunicação e da aprovação de resoluções, a adesão dos candidatos se converta em um mecanismo de consolidação dos meios políticos para efetivação das propostas. Entre as iniciativas explicitadas pela plataforma estão a defesa da regulamentação dos artigos da Constituição que tratam da comunicação, o fomento à diversidade e à pluralidade na mídia e às mídias livres, independentes, alternativas, populares e comunitárias.
 
A plataforma – que tem adesão aberta a candidatos a todos os cargos em disputa em 3 de outubro – pretende ainda obter apoio para iniciativas que restrinjam a veiculação de publicidade dirigida a crianças e que combatam violações de direitos humanos praticadas pelos meios de comunicação. Segundo Aniela Almeida, diretora do Sindijor e da Ciranda e integrante da CPC, a realização da primeira conferência de comunicação representou uma enorme conquista. "Mas agora precisamos do comprometimento político para que as demandas históricas dos movimentos sociais sejam  implementadas", disse.
 
Plenária
A plenária será um momento relevante para a reflexão dos próximos passos da Comissão Paranaense e da articulação das organizações e movimentos, para a efetiva implantação das decisões do congresso. Além de representar as entidades paranaenses na 1ª Confecom, o CPC foi responsável pela organização da 1ª Conferência Paranaense de Comunicação, em novembro de 2009, em Curitiba, e pelas suas 13 etapas preparatórias em diversas cidades do Estado.
 
A Plenária será aberta às 9h com uma avaliação da Confecom e de seus desdobramentos, a cargo dos jornalistas Rachel Bragatto (Intevozes) e Ayoub Hanna Ayoub (Sindicato dos Jornalistas de Londrina). Das 11h às 12h, Aniela e Denise Matoso, do Conselho Regional de Psicologia (CRP), falarão sobre "As prioridades do movimento de comunicação no Paraná". Das 14h às 15h30, Douglas Moreira, da Ciranda (Rede Andi) e o vice-presidente do Sindijor em Foz do Iguaçu, Wemerson Augusto, discutirão a nova forma de ser da CPC após a realização da Conferência. Por fim, às 16h a Plataforma será oficialmente apresentada e se procederá à assinatura do termo.
 
Para saber mais, acesse http://proconferenciaparana.com.br
 
Integra da Plataforma do Direito da Comunicação aqui.
 
Contato: Rachel Bragatto (41) 9993-0488, João Paulo Mehl (41) 9627-5518 ou Aniela Almeida (41) 8862-7332
O quê? Cerimônia de adesão dos candidatos a cargos eletivos à "A plataforma do direito à comunicação".
Quando? Sábado, 11 de setembro de 2010, às 16h, ao final da Plenária Estadual da Comissão Paranaense Pró-Conferência Nacional de Comunicação (CPC).
Onde? Sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Curitiba – Sintracom Curitiba -Rua Mateus Leme, 324, no Centro Cívico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário