quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sindijor-PR apóia jornalista da TV Pública do Paraguai

O Sindijor-PR expressa o seu apoio aos jornalistas da TV Pública do Paraguai, localizada na capital Assunção. Após o Golpe de Estado Parlamentar do dia 22 de junho deste ano, a TV e seus trabalhadores passaram a ser alvo de ataques por parte do governo de Federico Franco. Demissões, ameaças pessoais e cortes de recursos hoje são constantes.

A emissora, primeira TV pública da História do país, lançada em 2011, mantinha um conteúdo crítico, independente, e agora teve parte de sua programação tirada do ar. Só não foi alterada por completo devido à população que, na noite do Golpe de Estado, posicionou-se em frente à TV para denunciar o golpe e defender a manutenção da voz da emissora.

Além da proximidade geográfica com o país, a luta do Sindijor-PR é semelhante, uma vez que defendemos no Paraná uma televisão pública de qualidade, com programação própria e plural, sobretudo com os direitos trabalhistas assegurados aos seu profissionais. Infelizmente, hoje essa não é a prática do governador do Paraná, Beto Richa, em relação à Rádio e TV Educativa do Paraná.

O caso de Honduras, em 2009, e agora do Paraguai, nos ensina que governos que chegam ao poder por meio de um golpe, desprezando a vontade popular, colocam os jornalistas e os meios de comunicação críticos na linha de frente da perseguição. É nossa obrigação denunciar e nos solidarizar com estes colegas profissionais que estão do outro lado da fronteira.

(Sindijor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário