quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Sindicato dos Jornalistas integra organização do Dia Internacional da Animação em Foz do Iguaçu

Os melhores curtas de animação produzidos por autores nacionais e internacionais serão exibidos em Foz do Iguaçu, no próximo dia 28 de outubro, durante o Dia Internacional da Animação (DIA). Pelo quarto ano consecutivo, a cidade participa desta maratona de cinema, que tem como objetivo selecionar e exibir filmes em gênero animado, contribuindo para ampliar o acesso púlbico para esta forma de arte.


Durante a realização do DIA, no mesmo horário e contando com a mesma programação, estarão sincronizadas centenas de cidades brasileiras e localidades de mais de 30 países. Em Foz do Iguaçu, a sessão de cinema será realizada no Teatro Barracão, reunindo 24 filmes selecinados para as mostras nacional e internacional. Nesta mesma data, também haverá exibição dos curtas animados na unidade do Sesc, instalada no município.

Este movimento de cinema de animação celebra a data de 28 de setembro como sendo o Dia Internacional da Animação, quando ocorreu a primeira projeção de cinema animado, em 1892. Neste evento, três anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere, ocorreu no Museu Grevin, em Paris, uma função do teatro óptico criado por Emile Reynaud, que constituiu a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo.

Para o coordenador local do DIA, Paulo Bogler, o evento traz um panorama da produção de animação brasileira e internacional. “O cinema de animação é uma linguagem artística em plena expansão e desenvolvimento. A intenção em realizar esta mostra na cidade é compartilhar, democratizar e promover o acesso desta arte entre os vários públicos. Por isso, o nosso interesse em promover mostras paralelas em escolas e intituições”, define o produtor cultural.


Além das exibições que acontem oficialmente durante o Dia Internacional da Animação, os promotores da ação estão disponibilizando gratuitamente o acervo da mostra paralela de curtas para ser apresentado em escolas, universidades, associações comunitárias e entidades culturais. Como acontece em cada edição do evento, há uma sessão dos filmes em formato acessível a portadores de deficiência visual e auditiva, que poderão ser exibidos nas instituições de atendimento dirigido a esta população.
          
O DIA é uma realização da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), em parceria com a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA), com o patrocínio da Petrobras e do Ministério da Cultura (MinC). Em Foz do Iguaçu, a maratona de animação é promovida pela Casa do Teatro, Associação Guatá, Sindicato dos Jornalistas (Sindijor/Foz), Casa da América Latina e Projeto Plugado!
  
Os interessados em promover uma sessão de cinema do Dia Internacional da Animação em escolas e comunidades, precisam apenas entrar em contato com organizadores e agendar a atividade, pelos seguintes contatos: (45) 3572-1473 begin_of_the_skype_highlighting            (45) 3572-1473      end_of_the_skype_highlighting e casadoteatrofoz@hotmail.com e guata@guata.com.br.

PROGRAMA - A Mostra Internacional do DIA é formada pelos seguintes filmes: Yellow - Rússia - (03 min), Warm winter - Austrália Graduation Films - (03 min), R-xyz - Portugal - (04 min), Snowboard - Bulgária - (02 min), 3° rocoa – Coréia do Sul - (04 min), Izlog - Bósnia e Herzegovina - (07 min), Greedy boy - Austrália Graduation Films - (05 min), E se... - Portugal - (07 min), Neighbors - Bósnia e Herzegovina - (02 min) Memória de cão - Portugal - (15min), Rain - Bulgária - (02 min), e Ropper dapper - Rússia - (03 min).


A Mostra Nacional do Dia é formada pelas animações: Cabeça de papelão - Dir. Quiá Rodrigues (20'03’’), Tim and Ted - Dir. Fernanda Ribeiro - (3’10’’), Mentiras são contadas e julho - Dir. Rogério Vilela - (05'20’’), Tough West - Dir. Henrique Barone - (3’23’’), Cafeka - Dir. Nicholas Paim e Natália Cristine - (2’28’’), Linear - Dir.Amir Admoni - (6'05’’), Maria da Glória - Dir. Diego Akel - (2'10’’), Laurinha – episódio “Leão” - Dir.Jon Russo e Thomate Larson - (1’30’’), Um Lugar comum - Dir. Jonas Brandão - (9’53’’), O rei Gastão - Dir. Diogo Viegas - (1’17’’), Escalada - Dir.Paulo Muppet e Luciana Eguti - (1’37’’), e O Grande Evento - Dir. Thomas Larson - (1’19’’).

Para acessar o catálogo com a sinopse das obras de animação, clique aqui: http://abca.org.br/dia/filmes.pdf            
       
SERVIÇO
Dia Internacinal de Animação
Quando: 28 de outubro, domingo, às 19 horas
Onde: Teatro Barracão – Praça da Bíblia
Indicação: 16 anos de idade
Entrada gratuita

(Portal Guatá - www.guata.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário