sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Jornalista: Conheça sua nova tabela salarial e a CCT 2012/2014




Jornalista: Conheça sua nova tabela salarial e a CCT 2012/2014
O Sindicato reforça que esta tabela é defendida pela entidade que representa a categoria no Paraná (nas redações, “freelas”, assessorias de imprensa, repórteres fotográficos ou cinematográficos). Os novos números são para jornada de trabalho de 5 horas. O piso salarial da categoria (R$ 2.464,95) é definido em Acordo Coletivo de Trabalho, Convenção Coletiva e/ou Dissídio Coletivo. Clique aqui.

Email e gravação são considerados provas em processo trabalhista
Os jornalistas muitas vezes têm problemas para encontrar testemunhas na hora de comprovar situações como acúmulo de função e jornada além das 5 horas diárias. Porém, desde dezembro do ano passado, a 8ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, através da juíza convocada Sueli Tomé da Ponte, entende que as impressões de e-mails corporativos, por um dos interlocutores, para confecção de provas documentais são lícitas. Leia aqui

Jornalistas gregos entram em greve e paralisam noticiários no país
Na manhã desta terça-feira (19/2), os meios de comunicação da Grécia iniciaram uma greve geral de 24 horas, deixando o país sem noticiário, informou a agência Efe. Convocada pelo sindicato da categoria para a próxima quarta (20/2), os jornalistas decidiram adiantar a paralisação em um dia. Eles exigem um novo convênio salarial e medidas para lutar contra o desemprego. Saiba mais

Nota de falecimento: MUSSA JOSÉ ASSIS – o único que entrevistou Dalton
O jornalista Mussa José Assis, com mais de 50 anos de profissão, morreu nesta tarde (21). Mussa, referência no jornalismo paranaense, trabalhou em veículos como o Jornal Última Hora (sucursal Paraná e também em São Paulo) e o Estado de São Paulo, também esteve à frente do O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná.  O jornalista é sindicalizado número 91, ano: 1961. Neste link encontramos uma entrevista de 2008 em que o jornalista conta algumas histórias da profissão, inclusive a passagem em que relata como foi “entrevistar” Dalton Trevisan para o Estadão. Também encontramos um relato histórico de Aroldo Murá G. Haygert (clique aqui) sobre este grande profissional.  Dia triste para o jornalismo. 
 
Grupo de trabalho discute formas de enfrentar violência contra comunicadores
Foi aberta na última terça-feira (19) em Brasília a primeira reunião do Grupo de Trabalho que irá discutir formas de enfrentar a violência contra comunicadores. A ministra Maria do Rosário fez a abertura da reunião. O Grupo conta com a participação dos jornalistas André Caramante e Mauri Konig, que recentemente foram obrigados a deixar o país por conta das ameaças sofridas. Saiba mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário