O SINDIJOR enaltece os esforços da categoria para buscar um acordo com o governador Beto Richa. Depois de esgotadas várias ações, tanto de mobilização como de negociação com o governo estadual, os trabalhadores da educação pública do Paraná não tiveram alternativa a não ser entrar em greve.
Em Foz do Iguaçu, os trabalhadores em educação estão acampados na praça do Mitre. Dia e noite, o movimento tem promovido marchas, passeatas, atos públicos, rodas de conversa, apresentações artísticas, sessões de filmes, além de panfletagens, sempre para esclarecer à comunidade sobre os problemas da categoria. É a classe trabalhadora demonstrando resistência e bravura contra os ataques à educação.
Vale destacar que profissionais de comunicação têm noticiado há anos a luta por melhores condições de trabalho e infraestrutura adequada nas escolas para oferecer uma educação pública de qualidade aos filhos e filhas dos trabalhadores. É uma luta de longa data, mas o Palácio Iguaçu vem ignorando os apelos.
Somente agora, com a greve em andamento, o governador Beto Richa retomou as conversas e apresentou uma proposta. Entretanto representantes de todos os comandos regionais de greve do estado avaliaram a proposição do governo, em reunião com a APP-Sindicato na última quinta-feira (24), como insuficiente. A categoria aguarda uma nova proposta que contemple os principais itens da pauta de greve.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná ressalta as justas reivindicações dos trabalhadores em educação:
Cumprimento da Lei do Piso: reajuste de 8,32% para os professores e
implementação de 33,33% de hora-atividade;
Reajuste do Salário Mínimo Regional para os Funcionários de Escola: 7,34%;
Pagamento dos direitos salariais atrasados há cerca de dois anos:
o governo do Paraná deve R$ 130 milhões em avanços atrasados para os educadores;
Fim do desconto do auxílio-transporte para quem está em licença médica;
Porte das escolas: mais funcionários nas instituições de ensino;
Novo modelo de atendimento à saúde do servidor;
Infraestrutura adequada nas escolas.
Foz do Iguaçu, 28 de abril de 2014
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