quinta-feira, 31 de março de 2022

Nota de esclarecimento




Por Alex Meyer

Recentemente, fui alvo de uma Nota de Repúdio emitida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Subseção de Foz do Iguaçu e Região) cujo objeto pautou-se em alguns trechos de uma fala minha durante uma sessão na Câmara de Vereadores no corrente mês. 

Primeiramente, venho esclarecer que tenho muita admiração pelos profissionais da comunicação, dentre eles, os jornalistas. Parafraseando Juahrez Alves, “sem jornalismo, não há revolução”. Respeito, acima de tudo, a liberdade de imprensa, que desempenha um papel essencial na democracia uma vez que possibilita o acesso à informação para toda a sociedade. 

É importante que a imprensa, no cumprimento de seu papel social, seja livre de censuras. Por outro lado, a liberdade de imprensa não pode ser ilimitada e ausente de responsabilidade, entendendo-se que ao assumir a liberdade, o cidadão assume igualmente a sua responsabilidade sobre ela. 

De acordo com Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, em seu Art. 6º, é dever do jornalista, entre outros, respeitar o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão; e combater a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, econômicos, políticos, religiosos, de gênero, raciais, de orientação sexual, condição física ou mental, ou de qualquer outra natureza.

O jornalista tem nas mãos o poder da comunicação e respeitar os limites de educação e civilidade ao exercer o seu ofício é primordial, principalmente quando vidas humanas são a matéria prima de suas publicações, cabendo ao jornalista atentar-se para a humanização do seu trabalho, zelando pelo direito à informação e entendendo o impacto que ela tem na vida das pessoas.

Durante minhas declarações, não realizei um ataque à imprensa como foi mencionado na referida nota; apenas expressei o meu descontentamento com as mazelas da prática irresponsável de veiculação de conteúdos que ferem a honra e a imagem de seres humanos com finalidades diversas e alheias à responsabilidade social dos profissionais da comunicação. 

Na ocasião, é importante salientar que também externei meus cumprimentos à imprensa séria, ao respeito, a todos os profissionais que levam a informação correta e que não inventam inverdades e mentiras às pessoas e, em ambas as colocações, recebi apoio de alguns colegas parlamentares.

Diante do exposto, reitero a minha admiração e respeito aos profissionais da comunicação que exercem papel fundamental no exercício da democracia.


Atenciosamente
Vereador Alex Meyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário