terça-feira, 29 de março de 2022

Nota de repúdio


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Subseção de Foz do Iguaçu e Região) repudia as declarações do vereador Alex Meyer (PP) de ataque à imprensa. O parlamentar acusou profissionais de comunicação de achacar políticos – genericamente e sem apresentar provas, nem instituir procedimento junto a instâncias legais para apuração.

Tal como foi feita, de forma leviana e genérica, a declaração – durante sessão do Legislativo iguaçuense neste mês – pode ser caracterizada como falsa acusação, tipificada como crime de difamação. A fala do edil fere a credibilidade da imprensa como um todo.

O Sindijor solicita que a Câmara de Vereadores tome as medidas necessárias para investigar as declarações proferidas pelo parlamentar. Cabe ao vereador, ainda, apresentar nomes e provas relacionadas à sua verbalização da tribuna. 

Da mesma forma, cabe à mesa diretora do Legislativo adotar medidas para apurar condutas envolvendo acusações levianas e a observância do decoro, a fim de evitar e corrigir comportamentos que transponham prerrogativas parlamentares, conforme rege o regimento interno da Câmara Municipal.

É primordial somar-se aos esforços da sociedade na defesa do cumprimento do papel social da imprensa.


Sindijor Paraná – Regional Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu, 29 de março de 2022.


Um comentário: